





MUNDU RODÁ
Teatro Dança Música Tradição

Boi Manjarra
Sambada de Reis

O Grupo Manjarra (núcleo de estudo da Cia. Mundu Rodá), fundado pelos artistas Alício Amaral e Juliana Pardo, objetiva a criação de uma identidade artística própria, tendo como principal referência os estudos e vivências com o Cavalo Marinho Pernambucano, e com outras brincadeiras tradicionais como o Boi de Reis (RN) e celebrações para o Divino Espírito Santo no Estado de São Paulo.
Em 2005 nasceu o Boi Manjarra - uma brincadeira inventada, que compartilha do espírito de celebração, da festa e do rito, carinhosamente batizada e apadrinhada pelo Mestre Inácio Lucindo do Cavalo Marinho Estrela do Oriente de Camutanga (PE) e Aguinaldo da Silva do Cavalo Marinho Estrela do Ouro de Condado (PE).
Sinopse
Ao som de instrumentos como a rabeca, bombos de corda, bages e mineiro, figuras e folgazões comemoram o grande baile oferecido pelo Capitão Marinho. O ritmo pulsante da música é acompanhado por diferentes formações coreográficas e passos denominados de “trupés”.
Nesse sapateado brasileiro a forte pisada, a leveza e a graça dos movimentos dos brincadores se unem compondo variados desenhos coreográficos e jogos ritmados com o público.
No decorrer da festa o Capitão Marinho compra de Seu Ambrósio - um vendedor ambulante de brincadeiras - uma série de figuras máscaras para integrar a sua festa. Uma vez compradas, bonecos gigantes e figuras mascaradas como o “Soldado”, “Mateus”, o “Mané Pequenino”, a “Margarida” e o “Boi”, aparecem para contar suas curiosas histórias no grande baile oferecido em homenagem ao Capitão Marinho.
A festa se completa com a participação do público que não fica indiferente à passagem do colorido cortejo e se une à brincadeira para festejar, formando uma roda para cantar e dançar os cocos de despedidas.


Ficha Técnica
Concepção artística e direção cênico-musical: Juliana Pardo e Alício Amaral.
Elenco: Alício Amaral, Juliana Pardo, Ana Célia Martins, Carolina Moya, Adriano de Jesus, Nilma Rodrigues, Marina Esteves, Juliana Silva, Germano Falcão, Geziela Goes, Monique Franco,Val Ribeiro e Cibele Mateus.
Figurinos e adereços: Mestre Aguinaldo da Silva de Condado (PE) - Cavalo Marinho Estrela de Ouro e Mila Reily.
Duração: 01:20h (uma hora e vinte minutos) – Formato com cortejo e parada.


Voltar para a página anterior
Boi Manjarra
Festa do Divino Espírito Santo
São Luis do Paraitinga -SP
Samba Parêia Especial
Encontro de Bois -2014
