





MUNDU RODÁ
Teatro Dança Música Tradição
DIÁRIO DE BORDO
FIGURAS INESPERADAS
MEMÓRIAS DA RABECA

MEMÓRIAS DA RABECA
SINOPSE
MEMÓRIAS DA RABECA é um espetáculo-solo contemporâneo que revela memórias guardadas por sete rabecas, trazendo à luz histórias e personagens que ficaram e continuam à margem - da sociedade, da mídia e da justiça brasileira. Memórias que ecoam e atravessam os tempos e seus guardiões - os rabequeiros brasileiros -, colocando em foco dinâmicas das relações entre o humano e a rabeca.
Assim como nós, cada rabeca é única, cada uma possui uma persona sonora - afinam e desafinam. Cada uma possui uma digital sonora e cultural, e nas suas inúmeras possibilidades de ser e se reinventar, documentam histórias - por vezes inesperadas - de lugares quase esquecidos deste país.
MEMÓRIAS DA RABECA é um convite para o encontro com a multiplicidade desse universo. A rabeca torna-se a voz, os pés e as mãos do ator que a toca, e o ator torna-se a vibração de suas cordas e sua música.
RELEASE
O espetáculo é fruto de intensa pesquisa artística realizada através do intercâmbio com rabequeiros da Cultura Caiçara, Quilombola e Indígena do Litoral Paulista, também por meio de pesquisa histórica sobre rabequeiros que marcaram a música e a poesia no Brasil, além da pesquisa de campo continuada da Cia. Mundu Rodá sobre os rabequeiros do Nordeste Brasileiro (Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Norte).
Uma obra de resistência poética, em sete movimentos para escutar através da palavra, do som e do corpo:
1) Cegos Rabequeiros - criado a partir dos registros de Toadas de Cegos de Mário de Andrade, e acervo musical e poético dos rabequeiros Cego Oliveira, Cego Aderaldo e Cego Sinfrônio;
2) Maneirinha - peça instrumental criada para a rabeca de Seu Nelson (AL), em que a potência e o timbre especial deste instrumento protagonizam a obra;
3) Boi da Mão de Pau - inspirado na obra do poeta e rabequeiro Fabião das Queimadas (1848-1928), ex-escravo que comprou sua liberdade e de seus familiares com sua música e poesia;
4) Cultura Caiçara, Fandango - Resistência e Tradição - coloca em foco a cultura caiçara Paulista, suas relações com o Fandango e seus mutirões, e suas principais questões sócio-político-ambientais;
5) Iauaretê - livremente inspirado no conto "Meu Tio , o Iauaretê” de Guimarães Rosa, percorre as fronteiras entre animalidade e humanidade, revelando a ligação profunda do que é humano e natureza - sobre uma perspectiva ameríndia;
6) Minha Chã - memórias do próprio artista -intérprete de quando morava na comunidade de Chã de Esconso, Zona da Mata Pernambucana - terra de encantarias e resistência cultural;
7) Redemunho - Inspirado em histórias, mistérios e causos sobre tocadores pactários.
FICHA TÉCNICA
Direção artística: Juliana Pardo.
Artista intérprete: Alício Amaral.
Figurino e Cenário: Eliseu Weide.
Assistente cenotécnico: Wanderley D.lascko.
Composição e direção musical: Alício Amaral.
Dramaturgia e textos: Alício Amaral e Juliana Pardo
Desenho de luz: Eduardo Albergaria.
Fotos: Daniel Cunha.
Colaboração/provocação artística: Jussara Miller, Roberta Carreri (Odin Teatret), e Luiz Fiaminghi.
Orientação/Rabequeiros tradicionais: Zé Pereira, João Firmino, Agostinho Gomes, Zé Lucas, Carlos Raymundo, Benedito Nunes, Oswaldo Curió, Luiz Paixão, Nelson da Rabeca e Damião.
Em memória aos rabequeiros: Angelo Ramos, Antônio Teles, Manuel Salusitano, Mané Pitunga e Seu Mané Pereira.
Luthier: Fábio Vanini.
Rabecas (autores): Fábio Vanini, Fernando Vanini, Nelson da Rabeca, Zé de Nininha, Zé Pereira e Oswaldo Curió.


















Diário de Bordo

Memórias da Rabeca | Pesquisa de Campo: Litoral Paulista.
Memórias da Rabeca | Intercâmbio com o Grupo de Fandango do Ariri | Ariri-Cananéia-SP
Memórias da Rabeca |Intercâmbio com o Grupo de Fandango do Bairro do Rocio | Iguape-SP
Memórias da Rabeca | Oficinas
VÍDEOS: PANAMÉRICA FILMES.